Entenda o conceito sobre holismo e sua aplicação em nossa vida.

A terapia holística segue os princípios do holismo que do grego holos significa inteiro ou todo, ou seja, trata o ser humano por inteiro e não apenas por fração do real.

A visão do holismo crê que os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada ser humano forma um sistema e objetiva o tratamento de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como em seus sintomas.

Terapia holística

Hoje em dia as terapias holísticas trabalham tendo entendimento de que toda a doença começa quando perdemos a fé em nós mesmos, quando não acreditamos em nossas capacidades e nos desligamos do “espírito”. Depois esta falta de fé, gerará pensamentos densos, confusos e negativos. Todo pensamento gera uma emoção. Portanto, se formos pessimistas, por exemplo, o pessimismo gerará mau humor, raiva, ressentimento ou alguma emoção negativa. E a própria física quântica já comprovou que todo o pensamento gera uma emoção. Por fim, se ficarmos somatizando essas debilidades por muito tempo, o corpo físico sofrerá com dores, doenças e disfunções.

A terapia holística é hoje uma das terapias que mais crescem no mundo e geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda), utilizadas a milhares de anos. O motivo do aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral. Sendo assim, no enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos.

Terapias alternativas

Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, Massagem, Reflexologia, Ortomolecular, entre outras.

Essas técnicas podem ajudar as pessoas a aliviar o stress físico, dores nas costas, prevenir e combater depressões, insônia, TPM, ansiedades, além de ajudar a melhorar questões, como: insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e de coragem, insegurança, entre outros fatores pessoais e emocionais.

Terapia holística e o profissional

Fazendo uso das terapias alternativas, o terapeuta pode detectar o que está realmente gerando desequilíbrio e tratar diretamente a causa.

Para escolher um bom profissional, além das nossas necessidades é necessário saber a sua procedência. Caso o terapeuta seja bem recomendado, cumpra com todos os quesitos da legislação, tenha seus alvarás em dia e um local apropriado para atender, podemos confiar.

 

Cibely Rabello