As terapias holísticas é uma das profissões que mais crescem no mundo fazem parte das Medicinas Orientais como a Medicina Tradicional Chinesa, que é o conceito que usamos na Casa e Vida.

O motivo do aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral, composto de espírito, mente, emoção e corpo físico.

Terapia holística é um tipo de terapia baseada na visão do Holismo, que acredita que os elementos físico, emocional, mental e espiritual formam um sistema, do qual objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se na causa das debilidades e desequilíbrios, ou seja, problemas e doenças a partir de uma visão global. A terapia holística, diferente de outras áreas terapêuticas, faz uma análise da pessoa como um todo. As terapias holísticas trabalham tendo entendimento de que toda a doença ou desequilíbrio começa quando as energias do homem se desequilibram e somatizando debilidades por muito tempo, o corpo físico sofrerá com dores, doenças e disfunções.

O objetivo é ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético através de técnicas podem ajudar as pessoas a aliviar o stress físico ou emocional como:
• Dores nas costas;
• Prevenção e combate à: Depressões, Insônia, TPM, Ansiedades, Medos e Síndromes;
• Ajuda a melhorar questões, como: Insatisfação no trabalho, Problemas nos
relacionamentos, Falta de prosperidade financeira, Baixa autoestima, Falta de
autoconfiança e de coragem, Insegurança, entre outro fatores pessoais e emocionais.

Fazendo uso de vários métodos diferentes, o Terapeuta Holístico poderá detectar o que está realmente gerando desequilíbrio e tratar diretamente a causa disto. Para poder definir qual o tratamento mais adequado o terapeuta holístico analisa o paciente nos aspectos físicos, mentais, espirituais e energéticos.

A profissão de terapeuta holístico é reconhecida e regulamentada elo Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística (CRT). A medicina tradicional também pode ser usada em conjunto com a terapia holística, quando os tratamentos são feitos com base em uma visão global da pessoa.