O Jasmim é o apelido pelo qual são conhecidas as espécies do gênero Jasminum L., da família Oleaceae, naturais do Velho Mundo. Seu nome vem do árabe Yasamin, que por sua vez foi emprestado do persa.

O jasmim, florzinha branca, de pétalas pequenas, fortemente aromáticas, que, tanto podem produzir dores de cabeça para algumas pessoas, quanto para outras, relaxar e acalmar.

Também existe uma única espécie jasmim nativo amarelo, sem aroma, e algumas outras variedades de jasmins híbridas, com flores grandes e coloridas.

A flor do Jasmim é considerada no Oriente, um dos símbolos femininos da beleza e tentação.

Historia

Nos registros oficiais, o Chá de Jasmim  aparece pela primeira vez durante a dinastia Song, que terminou no século XIII depois de Cristo, porém naquela época era principalmente reservado para a realeza.

Acredita-se que juntamente com a exportação cultural do budismo para a China, o Chá de Jasmim pode ter sido originalmente da Pérsia, e tornando-se, em dinastias posteriores, um produto de exportação comum para o mundo ocidental.

Muito popular nos dias atuais, o aroma do Jasmim é adocicado, e sua rosa é um dos aromas pilares da perfumaria. Na China misturam-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciada.

Benefícios e uso medicinal do jasmim

O jasmim também pode ser usado na aromaterapia, por ter uma fragrância forte e adocicado, que estimula a libido do ser humano. Também possui propriedades antioxidantes que combate radicais livres, desacelerando o envelhecimento precoce e reduzindo as rugas e linhas de expressão.

Por ser uma bebida extremamente completa, o consumo do Chá de Jasmim proporciona uma série de benefícios que ajuda o ser humano a viver mais tempo e com maior qualidade de vida.

  • É um leve analgésico natural e relaxa a musculatura do pescoço apaziguando as dores de cabeça
  • Alivia sintomas da TPM e menopausa, a irritabilidade emocional, calores intensos e “nervos à flor da pele”
  • Cicatrização e regeneração da pele quando usado em casos de acne ou feridas em cicatrização
  • Ajuda a curar gripes e resfriados – age como antiinflamatório, antisséptico, analgésico e expectorante, aliviando os sintomas e acelerando a cura do corpo de gripes e resfriados.
  • Calmante e antidepressivo – acalma o cérebro tirando você dos pensamentos giratórios obsessivos, estimula o pensamento positivo.
  • Tem ação equilibradora da produção hormonal, podendo ser usado positivamente na depressão pós parto e qualquer outra sintomatologia depressiva.

Como usar

  • No chá de Jasmim: utiliza-se um sachê para 250 ml de água fervente, durante aproximadamente dois ou três minutos. Pode ser encontrado à venda em lojas de produtos naturais, em caixinhas com sachês
  • No difusor elétrico ou aromatizador: pingar 2 gotinhas do óleo essencial de jasmim e deixar o aroma se espalhar no ambiente.
  • Na roupa de cama: pingar 3 ou 4 gotinhas na sua roupa de cama antes de ir dormir para acalmar e ter sono tranquilo, ou para apimentar a vida a dois.
  • Em cremes: acrescente 5 gotinhas do óleo essencial de jasmim em 60 gramas de creme de base neutra use como creme de massagem.
  • Em colar aromático: pingar 2 gotinhas de óleo essencial de jasmim em seu colar aromático (ou um chumaço de algodão, em um saquinho, dentro da sua bolsa), usar para acalmar a mente e atrair pensamentos positivos.

Cibely Rabello